Boa Esperança registra segundo “caso suspeito” de Coronavírus

02 de abril de 2020 às 00h00.

A Prefeitura de Boa Esperança por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) publicou na tarde de ontem, quarta-feira (1º de abril), na página da Prefeitura no Facebook e Instagram, o Boletim Oficial, no qual informa à população que há mais um caso suspeito de Coronavírus em Boa Esperança.

O primeiro caso suspeito foi registrado no dia 21 de março, a pessoa passou por exames, permaneceu em isolamento domiciliar e o resultado foi negativo.

“Todas  as medidas obrigatórias já foram tomadas com relação ao novo caso, entretanto, ainda não há confirmação sobre o resultado dos exames do paciente: se negativo ou positivo. O paciente permanece em isolamento domiciliar e está sendo observado por médicos e outros profissionais de saúde, aguardando o resultado dos exames”, explica a  secretária de Saúde, Ana Rosa Marin.

Ainda, segundo a secretária, os exames desta natureza estão sendo realizados pelo LACEN, laboratório de referência estadual para análises das áreas de vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, e naturalmente demora em torno de cinco dias, devido à demanda no Espírito Santo.

O Governo Municipal tem trabalhado muito nos últimos 15 dias, com inúmeros profissionais de saúde, e que quase todas extrapolando o horário normal de trabalho, com o objetivo de reduzir os riscos de disseminação do vírus em Boa Esperança.

“Mais uma vez esclarecemos que não há motivos para nos alarmarmos, mas ao mesmo tempo conclamamos que todas as pessoas que puderem, fiquem em casa e evitem contatos pessoais.  Cada um deve fazer a sua parte”, enfatiza a secretária.

A Secretaria de Saúde do município tem atuado em consonância com as decisões do Governo do Estado. Em Boa Esperança foi implantado o Gabinete de Resposta ao Enfrentamento do COVID-19, com o objetivo de criar e adotar as medidas de controle e combate ao novo vírus.  Foram criadas várias frentes de trabalho, com as respectivas equipes para atuação diária em diferentes áreas, inclusive contando com a participação de vários voluntários. Dentre as medidas para evitar a disseminação do Coronavírus, a Semus vem realizando a vacinação contra gripe em idosos moradores da cidade, com 60 anos acima, em casa em casa.

Dengue

Além dessas campanhas, uma outra equipe vem trabalhando com  prevenção e combate a dengue no munícipio.  Nesse período em que muitas pessoas estão em casa, devem aproveitar para realizar limpeza dos quintais, com o propósito de evitar a propagação do mosquito Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana, zika ou chikungunya.