COMÉRCIO DE BOA ESPERANÇA PODERÁ REABRIR SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES DO GOVERNO ESTADUAL

19 de abril de 2020 às 00h00.

O governador Renato Casagrande apresentou na noite de ontem, sábado (18), em uma videoconferência com todos os prefeitos do estado, as orientações para o funcionamento do comércio e outros serviços com base num estudo técnico que classifica os municípios de acordo com o coeficiente de incidência da covid-19, comparada com a incidência da doença no Espírito Santo.

Seguindo essa metodologia, os municípios que estiverem abaixo da média de casos do Estado, estarão no Risco Baixo (Verde); os que estiverem até 50% acima da média do Estado estarão no Risco Moderado (Amarelo) e os que estiverem acima dos 50% da média do Espírito Santo estarão no Risco Alto (Vermelho). Em todos os casos será levado em conta o Coeficiente de Incidência Acumulado de casos da Covid-19, calculado pela média de casos a cada 100 mil habitantes.

FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO

Por essa classificação, no momento, Boa Esperança e outros 62 municípios apresentam baixo risco de incidência da doença, o que vai permitir que o comércio funcione  das 10h às 16h, respeitando todas as orientações de higienização e distanciamento entre os clientes, num limite máximo de 1 cliente a cada 10m². Continuam proibidos o funcionamento das academias de ginástica, dos bares e promoção de eventos e festas que gerem aglomeração de pessoas.

GRAU DE RISCO

Pelos dados fornecidos no estudo do Governo Estadual, Boa Esperança que hoje conta com 1 caso confirmado (já curado), mudará de grau de risco se atingir 5 casos confirmados passando, assim, a grau moderado e 10 casos confirmados coloca o município no grau de risco alto, o que implicará no fechamento do comércio novamente. Dessa forma, é importante que todos nós respeitemos as orientações, só saindo de casa se for realmente necessário, respeitando assim o distanciamento social. Também foi recomendado que as pessoas do grupo de risco permaneçam em isolamento social. Seguindo as recomendações, conseguiremos evitar a propagação do vírus em nossa cidade podendo dar continuidade as nossas atividades econômicas.

“Importante: Precisamos ficar atentos ao grau de incidência dos municípios vizinhos, pois eles afetarão diretamente na classificação do nosso município. Se um município vizinho ao nosso atingir o grau de risco alto, imediatamente a classificação de Boa Esperança será alterada, o que implicará em novas ações e limitações nas atividades permitidas”, ressalta o prefeito Lauro Vieira.