Boa Esperança receberá 68 doses da vacina contra Covid-19

O município possui 282 trabalhadores na área da saúde e a quantidade a ser recebida, de 68 unidades atenderá apenas 24% do número de profissionais do município

20 de janeiro de 2021 às 00h00.

Boa Esperança receberá nesta quinta-feira, 21, um total de 68 vacinas contra o novo coronavírus, para atendimento aos grupos prioritários, definidos pelo Ministério da Saúde, como sendo as pessoas maiores de 60 anos residentes em instituições de longa permanência, maiores de 18 anos com deficiência residentes em residências inclusivas, indígenas aldeados e trabalhadores da saúde.

Como o município não possui asilo e indígenas, as doses serão aplicadas nos profissionais de saúde. Segundo relatório da Sesa, Boa Esperança possui um total de 282 trabalhadores na área da saúde, e a quantidade recebida, de 68 unidades atenderá apenas 24% do número de profissionais que historicamente tomaram a vacina da gripe no município.

Para a imunização deste público, foi pactuado e definido pelos municípios e a Sesa os trabalhadores da saúde a serem imunizados. Serão vacinados, primeiramente, os vacinadores, bem como aqueles que atuam na linha de frente no combate à covid-19, como profissionais de UTI's e salas vermelhas dos Pronto Atendimentos, por exemplo.

A imunização ocorrerá em duas doses, com intervalo de quatro semanas. Para a aplicação da segunda dose, a previsão do Governo do Estado é realizar uma nova distribuição às Regionais na segunda semana de fevereiro. Além disso, de acordo com o Ministério da Saúde, o registro das doses aplicadas em todo o País - que será nominal/individualizado, por meio de CPF ou CNS (Cartão Nacional de Saúde) - deverão ser feitos no sistema de informação que será disponibilizado em breve no portal https://opendatasus.saude.gov.br/.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) começou nesta terça-feira (19), a distribuir as doses da vacina aos municípios capixabas. Ao todo, o Estado recebeu 101.320 doses do Ministério da Saúde.

Ainda de acordo com a Sesa, está prevista, para esta primeira fase, a imunização do público idoso acima dos 75 anos não institucionalizados, em conformidade com os cenários de disponibilidade da vacina.