Vice-governadora Jacqueline Moraes e Prefeita Fernanda Milanese assinam convênio de capacitação para mulheres esperancenses.

O Projeto Agenda Mulher Empreendedora prevê a criação de um plano de ação para capacitar mulheres com cursos profissionalizantes visando priorizá-las na inclusão do mercado de trabalho.

13 de novembro de 2021 às 00h00.

Na última sexta-feira (12) Boa Esperança recebeu a visita da Vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, que veio pessoalmente assinar, junto a prefeita Fernanda Milanese, o convênio entre Governo do Estado do Espírito Santo e a Prefeitura Municipal de Boa Esperança Intitulado "Projeto Agenda Mulher Empreendedora". O Evento aconteceu no CRAS do município e contou com, além da Vice-governadora e sua equipe, a presença de todo o corpo gestor da prefeitura, os vereadores Sheila Faria e Carlos Venâncio, representando a câmara e as mulheres empreendedoras esperancenses.

Após uma breve fala de todas as autoridades que compuseram a mesa, a prefeita Fernanda abriu a noite com um discurso emponente sobre as conquistas de sua gestão em pouco mais de dois meses à frente da prefeitura. Enalteceu a parceria de sua equipe e dos secretários, bem como a boa relação com deputados estaduais, federais e senadores. Para estes últimos, ela ressaltou a importancia de uma gestão bem relacionada com todas as esferas políticas nacionais. Em um ponto alto de seu discurso que comoveu o público, a prefeita relatou o quanto é dificil, para qualquer mulher independente do cargo que ocupa ou da função que desempenha, ter que deixar os filhos em casa e não poder aproveitar a sua companhia por conta do trabalho e das suas obrigações para poder alimentá-los, educa-los e dar a melhor vida possível para os seus. Seu discurso foi interrompido várias vezes por aplausos da plateia que se sensibilizava com a fala da prefeita e também comemoravam as conquistas da prefeitura.

Em sua vez, a Jacqueline Moraes, iniciou sua explanação contando sua trajetória de vida, que iniciou-se muito humilde e que com muito trabalho e quebrando paradigmas pode conquistar seus objetivos profissionais e políticos. Muito bem humorada, trouxe um alívio cômico para as suas dificuldades, oscilando por momentos de muita seriedade, quando precisava sensibilizar à plateia, relativos aos inaceitáveis números de violência contra mulher, vulnerabilidade social das mulheres, pretas na grande maioria, e o número ainda minoritário de mulheres ocupando locais de poder. Neste ponto, ela começa a explanar sobre o objeto do convênio assinado ontem.

A vice-governadora Jacqueline Moraes destacou a importância do Programa Agenda Mulher Empreendedora, que busca construir uma agenda de política sociais que ofereça condições mais igualitárias para as mulheres na sociedade. “Esse nosso trabalho visa a garantir que, além de reafirmar a posição da mulher como essencial para a sociedade em todos os seus âmbitos, que ela possa aprender e aplicar o que aprendeu sobre o empreendedorismo feminino como primeiro passo para que mais e mais mulheres se dediquem a essa atividade e transformem não só a sua realidade, mas também a de muitas pessoas ao seu redor”, disse.

Após sua explanação abriu-se o bate-papo para intervenções e questionamentos. As mulheres presentes manifestaram suas experiencias, endoçando e confirmando realidades parecidas. Logo após, todas as autoridades presentes foram convidadas a assinar o convênio, instituído pelo decreto estadual nº 4491-R, que firma essa agenda para planejamento de ações que irão profissionalizar e, cada vez mais empoderar as mulheres esperancenses. Em sua fala de encerramento A prefeita Fernanda Milanese agradeceu aos presentes, que disponibilizaram seus momentos de descanso para participação deste evento tão importante para o desenvolvimento social e econômico do município.