Prefeitura Promove Audiência Pública para Reestruturação da Sinalização de Trânsito no Município

Além da reestruturação da sinalização, a Prefeita solicitou aos agentes do DETRAN um projeto de ciclovia para o município.

27 de dezembro de 2021 às 00h00.

No início da noite da última quarta-feira (22), houve uma audiência Pública no Plenário da Câmara Municipal, que contou com a presença da comunidade Esperancense representada por autoridades locais, comerciantes, motoristas e os munícipes em geral. O tema de discussão que foi apresentado pelos agentes do DETRAN de Vitória, Edna, Ismael e Fabiano, foi Restruturação da Sinalização Urbana de Trânsito. Todos participaram e opinaram contribuindo para as alterações necessárias ao pré-projeto, para dar seguimento já em Janeiro de 2022 na restruturação da sinalização de trânsito municipal.

Procurada pela GECOM-PMBE e questionada sobre a importância da restruturação da sinalização de trânsito, a Prefeita Municipal Fernanda Milanese fez questão de pontuar:  “Não é só a sinalização em si, mas precisamos também buscar ferramentas para educar a população, tanto os motoristas e motociclistas, quanto os ciclistas e pedestres. Trânsito não é só carro, moto e caminhão, nós temos que nos preocupar também com as nossas crianças e idosos que usam as vias para caminhar ou brincar de bola e conscientiza-los.”

A sinalização de trânsito, de tempos em tempos passa por modificações ou adequações, conforme a realidade da população daquele local, e tem por objetivo organizar a circulação de veículos e pessoas nas vias públicas, através de informações relevantes para disciplina na movimentação do tráfego visando a segurança e fluidez dos usuários. No seu aspecto mais geral a sinalização de trânsito compreende placas, marcas, luzes, gestos, sons, marcos e barreiras.
Dentre as intervenções relacionados à sinalização horizontal, estão a demarcação de faixas para travessia de pedestres, marca de delimitação e controle de estacionamento, demarcação de vaga para Pessoa com Deficiência e para idoso, além de outros dispositivos. Já a sinalização vertical, compreende as placas ao entorno do município, placa indicativa turística; placas de regulamentação, dentre outros. Os projetos de sinalização são revisados pelos engenheiros e técnicos do Detran-ES, com base em estudos e levantamentos realizados em cada município, com a participação das prefeituras, autoridades, Polícia Militar (PMES) e sociedade civil organizada, buscando atender às principais necessidades do trânsito nas localidades.

Durante a audiência foi anunciado que já se encontra em construção, um projeto para criação de uma ciclovia em Boa Esperança. A população deixou o plenário da câmara municipal de vereadores mostrando grande satisfação, percebendo que eles puderam contribuir com a gestão.

GECOM-PMBE

email: [email protected]