Associação de Produtores do KM 20 Recebe Solenidade de Entrega Simbólica de Secadores e Debulhadoras de Pimenta

O Secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto e seu Subsecretário Rodrigo Vaccari estiveram presentes na cerimonia juntamente com autoridades locais.

30 de dezembro de 2021 às 00h00.

Na tarde de ontem (29), produtores de pimenta e outras culturas se reuniram na associação de Produtores Rurais do distrito do Quilometro Vinte, no interior de Boa Esperança, para a entrega simbólica de implementos Agrícolas para as Associações de nosso Município. Através da indicação dos vereadores Sheila Faria, Maicon Gomes e Sandrinho da Farmácia ao Secretário de Estado da Agricultura Paulo Foletto, juntamente ao Governador Renato Casagrande, que implementaram um projeto piloto onde possibilitou beneficiar os produtores de Pimenta do Reino de Boa Esperança.

Leia o que os vereadores responsáveis pela indicação falaram sobre o assunto:

“Esse foi um projeto idealizado com o ex-secretário de Agricultura, Doriédson Tomazini, e Paulo Foletto, juntamente com sua equipe. Nos atendeu e estamos muito gratos com mais esta conquista para o produtor de nosso município”, disse a vereadora Scheila Faria.
Quem também comemorou a conquista foi o vereador Sandrinho da Farmácia. “Uma ótima notícia. A gente vinha rodando por algumas comunidades e vendo as dificuldades, porque algumas já tinham esses secadores, porém, a demanda cresceu e eles não estavam dando conta. Então, chega na hora certa, sempre para ajudar o nosso agricultor, que está ali, lutando no seu dia a dia. Isso é muito vantajoso para nós”, falou.
Já o vereador, Maicon Gomes, aproveitou para agradecer ao governador, Renato Casagrande, e ao secretário, Paulo Foletto. “É uma honra para nós e quem ganha é o povo e o município. As associações ficaram muito contentes recebendo esses secadores e debulhadores e nós só temos a agradecer. Isso é só o começo. Vamos correr atrás de muito mais”, disse.

No final da entrega, que foi feita diretamente pelo Secretário de Estado da Agricultura Paulo Foletto, a Prefeita Fernanda Milanese estendeu os agradecimentos aos envolvidos nesta conquista, em especial aos produtores do município que serão diretamente beneficiados:
“Gostaria de estender meus agradecimentos ao Renato Barros, que foi prefeito interino, e ao amigo Doriedson, secretário de agricultura na época da indicação, que deram aporte ao projeto, que hoje se torna realidade. Também quero agradecer ao suporte do Sandro Ferrari e Rodrigo Vaccari que não mediram esforços para a realização desta conquista. Por fim, gostaria de agradecer a você, esperancense, em especial aos produtores do campo. São vocês que movimentam e fazem girar nossa economia! Obrigado pelo amor que dedicam ao seu trabalho!”

Procurado pela GECOM-PMBE o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural Charles Faria disse um pouco sobre o que esses secadores de pimenta representam na prática. “Quero agradecer nosso Secretário de Agricultura Paulo Foletto, que não tem medido esforços para ajudar nosso município, o Governador Renato Casagrande e a Prefeita que tem investido na agricultura familiar, dando apoio as associações, junto ao Vice-prefeito Leandro que nos tem dado liberdade para trabalhar. Hoje Boa Esperança tem 700 hectares de pimenta do reino, isso produz em média 2 milhões e meio de quilos beneficiado, gera mil empregos durante a safra e uma receita bruta anual de 40 milhões. O impacto desse projeto piloto hoje, em nosso município, com esses cinco novos secadores é muito positivo, hoje essas cinco associações tem 187 hectares de pimenta do reino plantada, ou seja, de toda a área de pimenta do reino plantada no município hoje, 26% serão atendidas por esses secadores que acabamos de receber, contemplando 165 famílias que podem chegar a produzir mais de 700 toneladas de pimenta do reino, representando 28% de toda produção municipal de pimenta do reino. Se convertermos isso em valores, seria representado pela cifra de quase 11,5 milhões de reais em receita bruta para os associados daquela região.”

Charles finalizou a conversa com a GECOM-PMBE se colocando à disposição de toda a população e produtores rurais esperancenses.

GECOM-PMBE

email: [email protected]