Cartões do Bolsa Capixaba Ainda Aguardam para Serem Retirados em Boa Esperança

Cerca de 100 cartões ainda estão na agência do Banestes de Boa Esperança aguardando para serem retirados. Para saber se você foi contemplado pelo BOLSA CAPIXABA, conferira se seu nome está na lista, caso esteja, se dirija a agência do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) para retirar seu cartão.

06 de maio de 2022 às 00h00.

A GECOM-PMBE entrou em contato com o Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes), e levantou a informação que mais de 100 cartões ainda estão na agência do município para serem retirados. Esta matéria pode te auxiliar para saber se você é um dos beneficiários que ainda não retirou seu cartão. Leia:

Inicialmente criado para complementar a renda dos beneficiários do Programa Bolsa Família, o Bolsa Capixaba era totalmente vinculado ao extinto programa federal. Com o fim do Bolsa Família e a criação do Auxílio Brasil, que é estruturado a partir de novas regras, o Governo do Estado viu a necessidade de assistir às famílias que ficaram de fora do benefício federal.

Quem pode receber o Bolsa Capixaba?

Os novos critérios para recebimento do Bolsa Capixaba são: ser morador do Espírito Santo; estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (com atualização nos últimos dois anos); ter a renda per capita mensal familiar de até R$ 155 e não ser beneficiário do Auxílio Brasil.

O valor do benefício será variável. O cálculo levará em conta a renda per capita que a família declarou no Cadastro Único e a linha de pobreza estabelecida pelo Estado. O valor médio do Bolsa Capixaba gira em torno R$ 164, sendo R$ 50 reais o valor mínimo que uma família pode receber e R$ 600 o valor máximo.

Também é importante destacar que não é necessário fazer nenhum cadastro para receber o benefício. A seleção é feita pela Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), que utiliza os dados do Cadastro Único como base para criação da listagem de beneficiários. Dessa forma, todas as pessoas inscritas no CadÚnico, com cadastro atualizado e que atendam os demais critérios estabelecidos pelo programa, automaticamente receberam o benefício. Por isso é importante que as pessoas mantenham seu cadastro atualizado para garantir o recebimento do auxílio.

Como e onde retirar o cartão do Bolsa Capixaba?

(CLIQUE NA IMAGEM E SEJA REDIRECIONADO PARA CONSULTAR SE VOCÊ É BENEFICIÁRIO)

Por se tratar de um programa continuado e que depende do valor da renda declarada pelos usuários, a listagem de beneficiários é alterada todo mês, já que pessoas podem sair ou entrar no programa, caso atendam ou não os critérios. Assim, quem quer saber se tem direito ao benefício, é necessário conferir se seu nome está na lista. Para consultar a listagem, a pessoa deve utilizar seu número do NIS. Clique aqui para consultar.

Após conferir o nome da lista, a pessoa deve se dirigir a uma agência do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) para retirar seu cartão.

A partir de abril, os pagamentos serão normalizados, correspondendo ao mês corrente. A data será divulgada nas redes sociais do governo nos próximos dias. Vale lembrar que o beneficiário tem até 90 dias para utilizar a parcela mensal do benefício. Após esse período, o valor será devolvido ao Estado.

Para maiores informações a respeito do Bolsa Capixaba, o beneficiário deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de sua referência ou acessar o site da Setades, em: https://setades.es.gov.br/Acessar-o-beneficio-do-Bolsa-Capixaba

A operacionalização do Bolsa Capixaba será realizada de forma conjunta entre a Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) e o Banestes.

Fique de olho nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Boa Esperança, todas as informações e/ou orientações serão passadas através das redes oficiais.

Facebook:@Prefeituramunicipaldeboaesperancaes
Instagram:@Prefeituramunicipalbe.es