SEMA Coleta e Recebe Doação de Sementes de Árvores para Produção de Mudas no Viveiro Municipal

"...Sabemos o quanto é importante para a saúde e bem-estar da população a preservação e recuperação de nossas áreas verdes, porque quanto mais cuidarmos da vegetação, recuperando nossas áreas de APP, teremos recursos hídricos em maior abundância e com mais qualidade..."

20 de março de 2023 às 00h00.

Servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) da Prefeitura Municipal de Boa Esperança estão coletando sementes de árvores nativas e frutíferas para a produção de mudas no viveiro municipal, que serão utilizadas no paisagismo urbano e em reflorestamento/recuperação de Áreas de Preservação Permanente.

A coleta é feita de árvores matrizes, saudáveis e que fornecem sementes de qualidade, da flora do próprio município. Os servidores do viveiro da SEMA selecionam as espécies de árvores de interesse e acompanham o período de floração para que tenham uma indicação aproximada do melhor dia para realização da coleta das sementes, considerando a grande demanda de demais serviços a serem executados pela equipe.

Utilizando técnicas diversas de recolhimento, entre elas, como o uso de um equipamento chamado “podão”, os servidores recolhem as sementes, que são levadas para o Viveiro Municipal, onde são selecionadas as melhores. Estas são limpas e colocadas para secar na sombra, depois guardada em sacos de papel, devidamente identificados até o momento de serem utilizadas. Outras sementes seguem direto para a produção, quando são plantadas na sementeira para germinar. Depois de germinadas, são transplantadas para pequenas sacolas, para a formação de mudas diversas, que são utilizadas na manutenção do paisagismo em áreas públicas da cidade, além de mudas que são distribuídas à população da região e utilizadas na recuperação de áreas de preservação do município.

O Secretário de Meio Ambiente, Edmilson Themoteo da Cunha, enfatiza que a coleta e seleção de sementes de boa qualidade é uma das ações da política ambiental da gestão. “Nosso patrimônio ambiental merece todo o cuidado e respeito. Sabemos o quanto é importante para a saúde e bem-estar da população a preservação e recuperação de nossas áreas verdes, porque quanto mais cuidarmos da vegetação, recuperando nossas áreas de APP, teremos recursos hídricos em maior abundância e com mais qualidade, por isso, temos periodicamente buscado aumentar nossa produção de mudas, com sementes saudáveis”, comentou.

Edmilson Themoteo relatou ainda que uma ação muito importante e que vem trazendo muitos benefícios para o nosso município é a implementação das parcerias com proprietários da região, com a doação de sementes diversas para o nosso viveiro. Segundo ele, nesta contrapartida todos ganham, tanto a população quanto o viveiro. O Secretário mencionou a grande contribuição que tem recebido da população local  que doa sementes de frutíferas e nativas, como lichia, cacau, ipê, peroba e diversas outras; além de pessoas e segmentos de outros municípios que vem apoiando muito a produção de mudas no nosso viveiro, como o Lions Clube de Pinheiros, que doou sementes de ipê e outras.

O Viveiro Municipal de Boa Esperança fica localizado na Rodovia ES-315, próximo ao Estádio Municipal, funcionando para atendimento ao público de segunda à quinta, das 7h00 às 11h e de 12h às 16h. E nas sextas-feiras, no horário de 07 às 13h.  Cada pessoa que quiser aderir a esta parceria, contribuindo com a doação de sementes, poderá entrar em contato no local com os servidores da SEMA ou pelo telefone (27) 3768 1266.

Fique de olho nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Boa Esperança. Comunicados, informações e/ou orientações oficiais serão divulgados somente através das redes oficiais de comunicação da prefeitura.