Etapa Municipal da 10ª Conferência e 17ª Conferência Nacional de Saúde em Boa Esperança Discute o Futuro do SUS e a Garantia de Direitos

Participação Popular Fortalecida: Propostas e Debates na Etapa Municipal promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Boa Esperança

13 de abril de 2023 às 00h00.

Na última quinta-feira, 13 de abril de 2023, foi realizada a Etapa Municipal da 10ª Conferência Estadual e 17ª Conferência Nacional de Saúde em Boa Esperança, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus). O evento ocorreu no Salão Paroquial Nossa Senhora das Graças, na Igreja Matriz de Boa Esperança, e teve início às 7h, com encerramento às 13h.

O tema da conferência foi "Garantir os Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia, amanhã vai ser outro dia!". A conferência reuniu representantes de vários segmentos sociais, proporcionando um espaço para a ampla participação e representação da sociedade e consolidando a legitimidade do processo democrático enquanto dispositivo fundamental para a construção de políticas de estado sustentadas pela participação popular.

A Etapa Municipal da conferência teve como objetivo preparar propostas para serem enviadas à Etapa Estadual e, por sua vez, à Etapa Nacional, bem como eleger os delegados que representarão Boa Esperança. O evento contou com a presença de representantes da sociedade civil, profissionais da área de saúde, gestores públicos e autoridades locais, que tiveram a oportunidade de trocar informações, experiências e propor políticas públicas para a saúde.

Além disso, o evento foi um espaço importante para a construção de uma agenda em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e da democracia. O debate aprofundou as possibilidades sociais e políticas para barrar os retrocessos no campo dos direitos sociais, em especial as que incidem sobre o setor saúde, e a necessidade da democratização do Estado. O evento foi organizado em quatro eixos: O Brasil que temos. O Brasil que queremos; o papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e amanhã será outro dia para todos e todas.

Entre os participantes do evento estavam a prefeita Fernanda Milanese, o secretário de Saúde, Rogério Vieira, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, David Antônio Mendes, e Mansul Cadais, representante do Conselho Estadual de Saúde. Além disso, a conferência contou com a presença de Maria da Penha Montavanelli e Juliano Bettin, que proferiram palestras, trazendo perspectivas valiosas para o debate.

Durante a conferência, foram discutidos diversos temas relacionados à saúde e à democracia, visando a construção de políticas públicas que atendam às necessidades da população local. Foram debatidos assuntos como o acesso à saúde, a qualidade dos serviços oferecidos, a participação da comunidade nas decisões sobre políticas de saúde, a valorização dos profissionais de saúde, entre outros.

A prefeita Fernanda Milanese destacou a importância da participação social na construção de políticas públicas voltadas para a saúde. "A conferência é um espaço democrático que permite a participação ativa da comunidade na discussão dos problemas e na busca de soluções para a saúde em nossa cidade.

Fique de olho nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Boa Esperança. Comunicados, informações e/ou orientações oficiais serão divulgados somente através das redes oficiais de comunicação da prefeitura

Contato: (27) 99526-3575