Prefeitura Realiza Poda de Árvores e Promove Arborização Urbana

Além de fornecer sombra e embelezar o ambiente, a arborização desempenha um papel fundamental na melhoria da qualidade do ar, pois as árvores absorvem dióxido de carbono (CO2) e liberam oxigênio durante a fotossíntese.

29 de maio de 2023 às 00h00.

A Prefeitura Municipal de Boa Esperança, por meio de sua Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), está empenhada em promover a poda de árvores em todo o município, utilizando equipamento munck. Com o objetivo de preservar o meio ambiente e embelezar as áreas urbanas, a SEMA intensificou os trabalhos de podas e jardinagem tanto na sede quanto nos distritos, somando-se aos esforços já realizados regularmente na manutenção de praças, jardins e canteiros centrais da cidade.

Desde a semana passada, a SEMA tem executado a poda de galhos e o corte de troncos de árvores de grande porte, fazendo uso de caminhões munck para alcançar as áreas mais elevadas das árvores localizadas nas vias públicas. Esses serviços têm como principais objetivos favorecer uma maior incidência de luz no interior das copas das árvores, reduzir os riscos de contato com a rede elétrica, melhorar o aspecto estético e paisagístico dos espaços, além de evitar a remoção desnecessária dessas árvores, garantindo seu desenvolvimento natural contínuo.


A SEMA também está realizando a coleta dos resíduos vegetais resultantes das podas em diferentes localidades do município. Essa atividade complementar possibilita que os munícipes, que já realizam a limpeza de seus terrenos, possam destinar corretamente esses resíduos, evitando práticas prejudiciais, como queima ou descarte inadequado de galhos, troncos e folhas provenientes da limpeza de jardins e quintais.

Além de fornecer sombra e embelezar o ambiente, a arborização desempenha um papel fundamental na melhoria da qualidade do ar. As árvores desempenham a importante função de absorver dióxido de carbono (CO2) e liberar oxigênio durante a fotossíntese. Elas também auxiliam na redução da poluição sonora, promovem a conservação do solo, atuam como barreiras naturais contra ventos fortes e contribuem para a biodiversidade, proporcionando habitats para aves, insetos e outros animais.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente ressalta a importância de os moradores empilharem os galhos, com os troncos mais grossos posicionados por cima, a fim de reduzir o volume até que sejam recolhidos. Recomenda-se também que os galhos sejam cortados ao máximo, as gramas sejam aparadas e as folhas sejam ensacadas em sacos plásticos. É essencial ressaltar à população que não misture os resíduos vegetais com entulhos de construção, facilitando assim o trabalho dos agentes de limpeza pública e agilizando o atendimento a todos os cidadãos de Boa Esperança.


Fique de olho nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Boa Esperança. Comunicados, informações e/ou orientações oficiais serão divulgados somente através das redes oficiais de comunicação da prefeitura                                                                    

Facebook/Instagram: @prefeituraboaesperanca.es

comunicaçã[email protected]

(27)3768-6528

Assessoria de Imprensa e Comunicação:
Lucas Lemos, Jornalista Inscrito no Registro 0004273/ES
Contato: (27) 99526-3575

Boletim Informativo

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Whatsapp

Atendimento ao Público

Segunda a Quinta-feira de 07h30 às 11h30 e 13h às 17h
Sexta-feira de 07h às 13h

Telefone

(27) 3768-6547

Endereço

Avenida Senador Eurico Rezende, 780 | Centro | Boa Esperança | 29845000 | ES | Brasil

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Boa Esperança. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape Consultoria

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.