Prefeitura Destaca a Importância da Preservação do Parque Ecológico "João Fernandes"

Em comemoração a semana do Meio Ambiente, Prefeitura Municipal de Boa Esperança reforça a importância da preservação da natureza para as futuras gerações: Parque Ecológico "João Fernandes" é um tesouro a ser protegido

08 de junho de 2023 às 00h00.

A preservação do meio ambiente é uma responsabilidade de todos, e a Prefeitura Municipal de Boa Esperança reforça seu compromisso em proteger e conservar o Parque Ecológico "João Fernandes". Localizado na Rodovia ES 315, km 01, próximo ao Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Boa Esperança, esse espaço natural exibe uma beleza cênica e abriga uma diversidade de flora e fauna que precisam ser preservadas.

A prefeita Fernanda Milanese ressalta a importância dessa iniciativa e afirma: "O Parque Ecológico 'João Fernandes' é um tesouro natural de Boa Esperança. É nosso dever garantir sua proteção e conservação, pois isso vai além de um compromisso com a natureza. Trata-se de deixar um legado para as próximas gerações, oferecendo um espaço de convivência harmoniosa com a natureza e contribuindo para a saúde e o bem-estar de nossa comunidade. Estamos empenhados em realizar ações efetivas para preservar esse patrimônio, envolvendo a participação ativa da população e promovendo parcerias com diversos setores da sociedade."

O Parque Ecológico "João Fernandes" possui um potencial hídrico significativo, com a presença de afloramentos de nascentes e cursos d'água. Esses recursos são de valor econômico e ambiental, fundamentais para a sustentabilidade do município. Além disso, o parque desempenha um papel essencial na educação ambiental, oferecendo oportunidades para que nossos estudantes e a população em geral se conectem com a natureza e desenvolvam um senso de responsabilidade ambiental.

A preservação do Parque Ecológico "João Fernandes" requer a implementação de medidas de conservação e manejo adequadas. A Prefeitura tem trabalhado na criação de projetos paisagísticos, execução de cercamentos, controle de acesso e no plantio de espécies nativas, contribuindo para a recuperação e a proteção desse importante espaço verde. É fundamental que todos os munícipes se envolvam nessa causa, respeitando as normas e contribuindo para a conservação desse patrimônio natural.

Dessa forma, em 2017, iniciou-se o planejamento da recuperação desta área pública municipal. Foram realizadas várias visitas técnicas na área para avaliação. A equipe da SEMA observou no local a presença de espécies nativas e um grande potencial hídrico, com o registro de 11 afloramentos de nascentes, o que revelou a grande capacidade de resiliência da área e ficou notável que o local era muito benéfico para se criar uma “Área de Preservação Ambiental - APA”, entretanto atualmente ainda não se oficializou esta ação, por insuficiência de recursos para investimentos.

Assim, desde então, vem sendo introduzidas novas espécies nativas regionais diversas, a partir de mudas produzidas no próprio viveiro municipal, para enriquecimento vegetacional da área. Para isso, foi necessário a participação dos parceiros, que muito contribuiu para o sucesso dessa iniciativa. Já foram introduzidas na área aproximadamente 1.800 mudas nativas, e periodicamente é feito o re-plantio nas covas onde as mudas não se desenvolvem, devido à competição com outros tipos de plantas presentes na área.

Entre as ações realizadas, destacamos dois momentos de Plantio de com participação da ONG “Voluntários do Bem” e “Grupo de Desbravadores”. Foram realizados ainda outros momentos de plantios de Mudas no local com alunos da Escola EEEFM “Sobradinho”;

Aliados aos plantios de mudas foram realizados os serviços de manutenção de mudas na área pela equipe de campo da SEMA, que executou diversas ações em parcerias com a ONG “Voluntários do Bem”, autoridades locais, instituições privadas, públicas e religiosas, autoridades estaduais e população, entre elas, a doação de Mudas em Evento da ONG “Voluntários do Bem” e Igreja Presbiteriana como uma contrapartida, enquanto recebeu cerca de 5.000 Sacolas e Sementes variadas doadas pela ONG “Voluntários do Bem”, como contribuição para fortalecimento do Viveiro Municipal.

Imagens do Parque "João Fernandes" em 2017

Imagem atuaal do Parque "João Fernandes" (2023)

A Prefeitura Municipal de Boa Esperança reitera seu compromisso em preservar o Parque Ecológico "João Fernandes" e convida a comunidade a se unir nessa importante missão de conservação. Juntos, podemos garantir um futuro mais sustentável e preservar o equilíbrio ambiental de nossa cidade.

Fique de olho nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Boa Esperança. Comunicados, informações e/ou orientações oficiais serão divulgados somente através das redes oficiais de comunicação da prefeitura

Contato: (27) 99526-3575