Descobrindo as Nascentes: Alunos de Boa Esperança Exploram o Parque Ecológico

Visita educativa promovida pela Prefeitura, SEMA e SEMED desperta o interesse dos estudantes pela preservação ambiental.

14 de julho de 2023 às 00h00.

A Prefeitura Municipal de Boa Esperança, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), tem o prazer de compartilhar mais uma experiência educativa de grande valor para os alunos da cidade. No dia 04 de Julho, a equipe técnica da SEMA acompanhou os alunos do 4º ano C e D, do turno vespertino, juntamente com as Professoras Daisy, Sabrine, Lusiane e Alini, da Escola Municipal de Ensino Fundamental "PROFª Ubaldina Santo Amaro do Amaral", em uma enriquecedora aula de campo no Parque Ecológico João Fernandes.

Durante essa visita, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer duas das onze nascentes presentes na área municipal. Essa experiência proporcionou aos alunos a chance de fazer questionamentos sobre o local, fortalecendo os conceitos previamente abordados em sala de aula. Com o intuito de reforçar o aprendizado e oferecer uma compreensão mais profunda do funcionamento dos fluxos d'água naturais e da importância da preservação das nascentes, as professoras decidiram conduzir os alunos até o local.

Os técnicos da SEMA forneceram informações valiosas aos estudantes, incluindo dados históricos do local e as ações já realizadas na área, como o plantio de aproximadamente 2.000 mudas nativas. Essa iniciativa tem contribuído significativamente para o enriquecimento da flora local e para a preservação das nascentes. Os servidores também destacaram a importância do cercamento das áreas de nascentes, a fim de evitar a entrada de animais, além de conscientizar sobre os cuidados com o lixo e o impacto que ele pode causar nas áreas de preservação. Essa atividade de campo foi fundamental para aprimorar ainda mais os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de realizar o plantio simbólico de duas mudas nativas próximas às nascentes. Os servidores do Viveiro Municipal também forneceram orientações técnicas sobre como preparar a muda para o plantio, e os alunos demonstraram grande interesse e atenção a todas as explicações.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Edmilson Themóteo da Cunha, ressaltou a importância dessas ações, que enriquecem o conhecimento dos estudantes e despertam a curiosidade em relação às questões ambientais. Através de atividades em campo, os alunos conseguem visualizar o ambiente de forma concreta e assimilar melhor os conteúdos. O Secretário destacou ainda o compromisso da SEMA em fornecer informações sobre o meio ambiente e promover a conscientização sobre a importância dos cuidados com a natureza entre os educandos do município.

A Prefeitura Municipal de Boa Esperança, em parceria com a SEMED e a SEMA, continua empenhada em oferecer oportunidades educativas que estimulem o aprendizado dos alunos e promovam a conscientização ambiental. Através dessas iniciativas, buscamos construir uma sociedade mais engajada na preservação do meio ambiente, assegurando um futuro sustentável para todos.

Fique de olho nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Boa Esperança. Comunicados, informações e/ou orientações oficiais serão divulgados somente através das redes oficiais de comunicação da prefeitura