Secretaria de Saúde Orienta População Sobre o Não Comparecimento em Consultas e Exames Agendados (REGULAÇÃO)

A colaboração dos pacientes é de extrema importância para que possamos oferecer um atendimento de saúde eficiente e atencioso. Ao informar com antecedência a impossibilidade de comparecimento, você colabora com: Uso Responsável dos Recursos, agilidade no Atendimento, humanização no Atendimento. Essa medida é essencial para possibilitar que outros pacientes sejam atendidos prontamente e para reorganizar a agenda de atendimentos de forma eficiente.

02 de agosto de 2023 às 00h00.

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) de Boa Esperança está empenhada em garantir um atendimento médico de qualidade e acessível a toda a população. Nesse sentido, é fundamental que os pacientes que tenham exames e consultas agendadas e não possam comparecer informem à SEMUS com antecedência, permitindo assim o reagendamento adequado e eficiente. A SEMUS é responsável pela organização do fluxo de atendimentos e procedimentos de saúde em nosso município, visando garantir que todos os cidadãos tenham acesso aos serviços necessários de forma eficaz e humanizada.

]

Procedimento para Reagendamento:

Caso você seja um paciente com exames ou consultas agendadas e se veja impossibilitado de comparecer no dia e horário previamente marcados, siga as orientações abaixo para informar sua ausência e solicitar o reagendamento:

- Contato com a SEMUS: Entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde através do telefone 027 3768-1434. Informe ao atendente o seu nome completo, número do prontuário, a data e horário da consulta ou exame que foi agendado. O paciente também poderá ir até o setor de REGULAÇÃO, localizado no prédio do Centro Médico na Av. Democrata, próximo a praça no centro da cidade.

- Antecedência Mínima: É de extrema importância que o aviso de impossibilidade de comparecimento seja feito com, no mínimo, 72 horas de antecedência em relação ao horário marcado. Essa medida é essencial para possibilitar que outros pacientes sejam atendidos prontamente e para reorganizar a agenda de atendimentos de forma eficiente.

- Reagendamento Ajustado: Ao comunicar sua ausência com antecedência, a equipe da SEMUS providenciará o reagendamento da consulta ou exame para a próxima data disponível, sempre respeitando a disponibilidade dos profissionais de saúde e a urgência de cada caso.

Importância da Colaboração:

- Uso Responsável dos Recursos: Evitando desperdícios e permitindo que outros pacientes sejam atendidos em tempo hábil.

- Agilidade no Atendimento: Com a reorganização dos horários, os profissionais de saúde podem planejar suas atividades de forma mais eficiente, reduzindo o tempo de espera para todos.

- Humanização no Atendimento: Garantindo que cada paciente receba a atenção e cuidado necessários em seu momento de saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) de Boa Esperança agradece a compreensão e a colaboração de todos os pacientes. Trabalhando juntos, podemos tornar o sistema de saúde cada vez mais eficiente e capaz de atender às necessidades da comunidade.