Boa Esperança se Destaca Entre Cidades com Maior Evolução do ICEE no Programa Cidade Empreendedora

06 de agosto de 2023 às 00h00.

No cenário empreendedor do Espírito Santo, Boa Esperança se destaca como uma das maiores surpresas, alcançando a 12ª posição no ranking de evolução do Índice da Capacidade de Estímulo ao Empreendedorismo (ICEE) no 3º Ciclo Avaliativo do Programa Cidade Empreendedora. Essa conquista é um reflexo do empenho da gestão municipal em promover o crescimento dos pequenos negócios e incentivar a cultura empreendedora.

Promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), o Programa Cidade Empreendedora busca fortalecer a parceria entre os municípios, o Sebrae e o governo estadual, com o objetivo de impulsionar as oportunidades no empreendedorismo e fomentar o desenvolvimento econômico das regiões. O programa incentiva a adoção de práticas que facilitem o ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas, contribuindo para a geração de emprego e renda.

O ICEE é um índice que avalia a capacidade dos municípios de estimular o empreendedorismo e o crescimento dos negócios locais. No 3º Ciclo Avaliativo, além do ranking de pontuação no ICEE, foi destacada a evolução percentual do índice como um indicador de progresso. Nesse quesito, Boa Esperança se destacou como a 12ª cidade com maior evolução, o que demonstra o comprometimento da administração municipal em criar um ambiente favorável para o empreendedorismo florescer.

O sucesso do município de Boa Esperança no Programa Cidade Empreendedora é uma clara evidência da importância dessa iniciativa para o desenvolvimento econômico local. Durante o evento de divulgação dos resultados, importantes figuras estiveram presentes para ressaltar a relevância dessa parceria entre o Sebrae, as prefeituras e o governo estadual.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, expressou sua gratidão ao governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, pela parceria exemplar que contribui para impulsionar o empreendedorismo no estado e servir como um exemplo para todo o país.

O próprio Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, ressaltou a importância do programa para cultivar o espírito empreendedor em cada município, resultando na geração de emprego e renda para a população capixaba.

No encontro, contamos com a participação ativa das representações do município, reforçando o compromisso local com o empreendedorismo. Estiveram presentes o prefeito em exercício Leandro, o Secretário de Meio Ambiente, Edmilson Themoteo, e a servidora Rosimary Tommasini. Além disso, a presença de Andressa Vaz, servidora ponto focal do SEBRAE e responsável pela Sala do Empreendedor de Boa Esperança, destacou a dedicação em impulsionar a cultura empreendedora e facilitar o ambiente de negócios em nosso município. Sua participação reflete o empenho em fortalecer nossa comunidade empresarial e contribuir para o crescimento econômico local.

Além da evolução do ICEE, durante o evento do Programa Cidade Empreendedora, foi lançado o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, que busca destacar as melhores iniciativas do setor público municipal que contribuem para a facilitação dos negócios das micro e pequenas empresas. Essa premiação reflete o compromisso do programa em incentivar a cultura empreendedora e promover ações concretas para apoiar o crescimento do empreendedorismo em todo o estado.

Em um cenário onde a parceria entre entidades públicas e privadas é crucial para o desenvolvimento econômico, Boa Esperança se sobressai como um exemplo a ser seguido. Sua evolução no ICEE demonstra que, com o empenho das administrações municipais, é possível criar um ambiente propício para a prosperidade dos negócios locais e, consequentemente, para a melhoria da qualidade de vida da população.

[com informações da Agência Sebrae de Notícias]