Prefeitura de Boa Esperança dá as Boas-Vindas aos Novos Agentes Comunitários de Saúde

16 de agosto de 2023 às 00h00.

Na manhã da última quarta-feira, dia 16, um importante marco para a saúde da comunidade de Boa Esperança foi celebrado com o ato de posse dos 31 novos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). O evento reuniu os recém-nomeados profissionais que desempenharão papéis cruciais nas áreas urbanas, distritos e comunidades de todo o município.

Esse processo de posse é o culminar de um extenso período de seleção, que teve início em 16 de março de 2023, quando as inscrições foram abertas por meio do Instituto ACCESS, em conformidade com o edital número 009/2023. As inscrições perduraram até o dia 13 de abril de 2023. A jornada de seleção foi composta por várias fases, sendo a Prova Objetiva um marco significativo. Realizada no dia 31 de maio, essa etapa avaliou e aprovou 50 entre os mais de 300 candidatos inscritos. Os 19 candidatos restantes serão mantidos em um cadastro de reserva, possibilitando a substituição em caso de desistência por parte de algum agente.

É essencial enfatizar que os agentes empossados passarão por um treinamento intensivo no período de 17 a 31 de agosto. Este treinamento abordará diversos aspectos vitais para o desempenho eficiente de suas funções, tais como a redivisão das áreas de atuação (micro áreas), capacitação em relação ao Sistema Único de Saúde (SUS), Atenção Primária em Saúde (APS), bem como as atribuições e deveres inerentes à profissão. A capacitação também contemplará temas como vigilância sanitária ambiental e epidemiológica, imunização, conhecimento dos setores públicos envolvidos, cooperação intersecretarial para ações coletivas e participativas nos serviços de assistência social. Além disso, os agentes participarão de uma formação em colaboração com a Secretaria de Estado da Saúde.

Durante o período de treinamento, de 17 a 31 de agosto, as pessoas que necessitarem de atendimento deverão dirigir-se às unidades de saúde locais para obter informações. Nesse intervalo, os agentes ainda estarão em fase de capacitação e não estarão em pleno exercício de suas atividades.

"Estamos muito satisfeitos em dar as boas-vindas aos novos Agentes Comunitários de Saúde de Boa Esperança. Reconhecemos a importância crucial desses profissionais para a saúde e bem-estar de nossa comunidade. Agradecemos também a dedicação dos agentes anteriores, que desempenharam um papel vital na nossa cidade." - Disse a Prefeita, Fernanda Milanese.

"Esta cerimônia de posse representa um marco significativo na melhoria contínua dos serviços de saúde em Boa Esperança. Agradecemos aos novos agentes pela sua disposição em servir à comunidade e colaborar com nosso sistema de saúde. Também expressamos nossa gratidão aos agentes que atuaram anteriormente, deixando um legado de cuidado e dedicação." - Disse o Secretário Municipal de Saúde, Rogério Vieira.

O processo seletivo foi conduzido em conformidade com as diretrizes do Ministério da Saúde, que exige a realização de um processo seletivo com provas e edital por tempo indeterminado, com o objetivo de garantir a regularidade na contratação dos profissionais. Dessa forma, a Prefeitura Municipal de Boa Esperança reafirma o seu compromisso em assegurar a excelência no atendimento à saúde da população, investindo na qualificação e preparo de seus novos Agentes Comunitários de Saúde.

Fique de olho nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Boa Esperança.

Comunicados, informações e/ou orientações oficiais serão divulgados somente através de nossas redes oficiais de comunicação.

Contato: (27) 99526-3575