Boa Esperança Marca Presença na 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura

Cultura é democracia e direito de todos. Juntos, estamos construindo um futuro mais inclusivo e vibrante para a cultura de Boa Esperança.

03 de outubro de 2023 às 00h00.

Na última segunda-feira, dia 3 de outubro, a Prefeitura Municipal de Boa Esperança, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, participou ativamente da 1ª Conferência Intermunicipal realizada no Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Nova Venécia. O evento reuniu representantes de diversos municípios, com o intuito de discutir o tema "Democracia e Direito à Cultura".

A conferência contou com a participação de cidades vizinhas, como Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Nova Venécia, Vila Valério e Vila Pavão, que se uniram a Boa Esperança para compartilhar experiências e ideias sobre o desenvolvimento cultural na região. Um dos momentos mais destacados foi a palestra proferida por Renata Rosa Weixter, Secretária de Cultura e Turismo de Viana, que enfatizou a importância do evento e o papel fundamental da cultura na construção de uma sociedade mais inclusiva.

Durante sua palestra, Renata Rosa Weixter abordou a questão do preconceito em relação à cultura, que era uma realidade em tempos passados, e destacou a necessidade contínua de mudar essa percepção. Ela ressaltou a importância de ouvir as vozes daqueles envolvidos na produção cultural e enfatizou a importância de um diálogo aberto e inclusivo.

A conferência foi conduzida por João Junior, Secretário de Cultura de Nova Venécia, e sua equipe, que orientaram os grupos de trabalho sobre diversos temas relacionados à cultura. Os grupos de trabalho abordaram questões como a institucionalização da cultura, marcos legais, acesso à cultura, participação social, identidade cultural, patrimônio, diversidade cultural, economia criativa, trabalho, renda, sustentabilidade, direitos às artes e linguagens digitais.

Wagney Gomes Câmara, o Secretário de Cultura de Boa Esperança, destacou a importância da presença de todos os representantes do município no evento. Ele ressaltou que Boa Esperança estava sendo bem representada por músicos, radialistas, jornalistas, assistentes sociais, estudantes, capoeiristas, atores, trabalhadores da cultura e membros da sociedade civil. Ele também explicou a ausência da prefeita Fernanda Milanese, que estava em Vitória cumprindo uma agenda oficial no Palácio do Anchieta, participando do Encontro de Abertura do Outubro Rosa ao lado do governador do estado e de outras autoridades.

Destacamos a eleição do cantor Rafa Mangafá como um dos delegados que representarão os municípios da região na Etapa Estadual da conferência, reconhecendo seu comprometimento com a cultura local. Parabenizamos Rafa por essa conquista e temos certeza de que ele representará nossa cidade com excelência. Também agradecemos a presença e apoio do presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Venâncio, na conferência, o que demonstra o compromisso do poder legislativo com o desenvolvimento cultural de Boa Esperança.

A participação de Boa Esperança e demais municípios nessa 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura demonstra o compromisso da região com o desenvolvimento cultural e a promoção da diversidade cultural, além de fortalecer os laços entre as cidades vizinhas em prol de um cenário cultural mais inclusivo e democrático. Os resultados e propostas discutidos na conferência serão levados para a próxima etapa, estadual, onde serão debatidas as melhores soluções para atender às necessidades dos "Fazedores, trabalhadores de Cultura" em todos os âmbitos, contribuindo para o enriquecimento cultural da região e do estado.

Fique de olho nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Boa Esperança.

Comunicados, informações e/ou orientações oficiais serão divulgados somente através de nossas redes oficiais de comunicação.

Contato: (27) 99526-3575