Prefeitura de Boa Esperança Recolhe 5,8 Toneladas de Pneus Inservíveis Através da Secretaria de Meio Ambiente

Durante a campanha, realizada de 25 de setembro a 02 de outubro, foram recolhidos 5.890 kg de pneus. O projeto envolveu empresários de borracharias, oficinas mecânicas e a comunidade em geral, em colaboração com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, a Associação dos Profissionais da Reciclagem e a PNEUVIX Ambiental.

16 de outubro de 2023 às 00h00.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente da cidade de Boa Esperança, no estado do Espírito Santo, está empenhada em promover a destinação ambientalmente correta de resíduos sólidos, em total consonância com a Lei Federal nº 12.305/2010. No período de 25 de setembro a 02 de outubro, a cidade testemunhou uma iniciativa inovadora e crucial: a "Semana D Pneus."

Este projeto, denominado "Semana D Pneus," é uma ação ambiental que mobiliza empresários do ramo de borracharias, oficinas mecânicas e a comunidade em geral. Em colaboração com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEDER), a Associação dos Profissionais da Reciclagem (APREBE) e a PNEUVIX Ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente de Boa Esperança recolheu um total de 5.890 kg de pneus inservíveis durante a campanha.

O principal objetivo do projeto é retirar de circulação os pneus que não possuem mais utilidade, uma vez que, quando descartados inadequadamente no meio ambiente, eles se tornam potenciais criadouros para as larvas do mosquito Aedes aegypti. O Secretário de Meio Ambiente, Edmilson Theomóteo da Cunha, ressaltou a importância deste trabalho preventivo, especialmente com a chegada da primavera e do verão, quando a proliferação do mosquito aumenta, resultando em doenças como dengue, chikungunya e febre amarela.

A ação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente representa um avanço significativo na gestão do passivo ambiental gerado na cidade, uma vez que os pneus, compostos de borracha, derivados de petróleo e diversos produtos químicos, levam aproximadamente 600 anos para se decompor na natureza. No Brasil, mais de 450 mil toneladas de pneus são descartadas anualmente, equivalendo a cerca de 90 milhões de unidades no tamanho comum.

O projeto "Semana D Pneus" será realizado em períodos previamente planejados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, de acordo com a demanda da cidade. Todo o material recolhido durante a ação foi devidamente encaminhado à PNEUVIX Ambiental, garantindo uma destinação ambientalmente correta. A cidade de Boa Esperança está aguardando a certificação pela destinação adequada dos pneus inservíveis nos próximos dias.

Ações como o projeto "Semana D Pneus" não apenas contribuem para a preservação do meio ambiente, mas também desempenham um papel fundamental na promoção da saúde e bem-estar da população. Ao mesmo tempo, eles sensibilizam os cidadãos sobre a importância de seu envolvimento na conservação do meio ambiente e na prevenção de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. A Prefeitura Municipal de Boa Esperança continua comprometida em liderar iniciativas que tragam benefícios significativos para a cidade e seus habitantes.

Fique de olho nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Boa Esperança.

Comunicados, informações e/ou orientações oficiais serão divulgados somente através de nossas redes oficiais de comunicação.

Contato: (27) 99526-3575