Prefeitura Busca Solução para Período de Estiagem e Perfura Poço Profundo em Comunidade Rural

Essa iniciativa visa garantir o abastecimento humano, proporcionando uma solução sustentável e de longo prazo para a comunidade da Garrucha e estuda abranger outras comunidades.

17 de dezembro de 2023 às 00h00.

Em resposta aos desafios impostos pelo período de estiagem prolongado que afeta a região, a Prefeitura Municipal de Boa Esperança e a Companhia Espírito Santense de Saneamento (CESAN) anunciam uma parceria crucial para assegurar o acesso à água potável na comunidade da Garrucha.

A região de Garrucha, situada ao longo do rio Itauninhas, enfrenta uma crise hídrica significativa devido à falta de chuvas, resultando na paralisação do fluxo de água em trechos extensos do rio. Essa situação tem impactado diretamente a captação existente que atende o sistema de abastecimento de água da comunidade, afetando dezenas de famílias que dependem dessa fonte para suas necessidades diárias.

Diante dessa realidade desafiadora, a Prefeitura Municipal de Boa Esperança, em parceria estratégica com a CESAN, está investindo na perfuração e instalação de um poço profundo na localidade. Essa iniciativa visa garantir o abastecimento humano, proporcionando uma solução sustentável e de longo prazo para a comunidade da Garrucha.

O poço profundo, uma vez instalado, fornecerá uma fonte confiável de água potável, independente das condições climáticas adversas que têm impactado a região. Essa ação conjunta demonstra o comprometimento da administração municipal e da CESAN com o bem-estar das comunidades locais, especialmente durante momentos desafiadores como o atual período de estiagem.

A parceria entre a Prefeitura Municipal de Boa Esperança e a CESAN destaca o papel fundamental da cooperação entre o setor público e a iniciativa privada na busca por soluções inovadoras para os problemas enfrentados pela população. A gestão eficiente dos recursos hídricos é uma prioridade, e a perfuração do poço profundo representa um passo importante em direção à segurança hídrica na comunidade da Garrucha.

Ambas as instituições reiteram seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a qualidade de vida da população e a preservação do meio ambiente. Esta parceria não apenas atende às necessidades imediatas da comunidade, mas também contribui para a construção de um futuro mais resiliente e sustentável para todos os habitantes de Boa Esperança.

A Prefeitura Municipal de Boa Esperança e a CESAN agradecem a compreensão e colaboração da população durante a implementação desse projeto essencial. Juntos, superaremos os desafios e construiremos um futuro mais próspero e equitativo para todos.