Prefeitura Municipal de Boa Esperança: Ação Ambiental Recolhe 7,5 Toneladas de Pneus Inservíveis

O projeto denominado "Semana D Pneus" mobilizou empresários do ramo de borracharias, oficinas mecânicas e a população em geral, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEDER), Secretaria Municipal de Saúde e a PNEUVIX Ambiental. O secretário de Meio Ambiente, Edmilson Theomóteo da Cunha, ressaltou a importância da ação: "O objetivo do nosso projeto é tirar de circulação pneus que não possuem mais utilidade, evitando que se tornem criadouros para as larvas do mosquito Aedes aegypti. Com a chegada da primavera e do verão, é essencial redobrar os cuidados para prevenir a proliferação do mosquito e, consequentemente, o surgimento de doenças".

01 de abril de 2024 às 00h00.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em consonância com a Lei Federal nº 12.305/2010, realizou uma importante ação de recolhimento de pneus inservíveis no período de 18 a 22 de março, resultando no recolhimento de 7,5 toneladas de pneus no Município de Boa Esperança - ES. Esta iniciativa tem como objetivo principal combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir doenças como dengue, chikungunya, febre amarela, entre outras.

O recolhimento desses pneus representa um avanço significativo na destinação adequada do passivo ambiental gerado na cidade. Estima-se que esses materiais, compostos por borracha, derivados de petróleo e diversos produtos químicos, levem cerca de 600 anos para se decompor na natureza. No Brasil, mais de 450 mil toneladas de pneus são descartadas anualmente, o equivalente a 90 milhões de unidades de tamanho comum.

O Projeto "Semana D Pneus" será realizado em períodos previamente planejados pela Secretaria de Meio Ambiente, conforme a demanda. Todo o material recolhido no município foi destinado à empresa PNEUVIX Ambiental, e nos próximos dias, o município receberá a certificação pela destinação ambientalmente correta dos pneus inservíveis. Ações como essa não apenas contribuem para a saúde e o bem-estar da população, mas também promovem a conscientização ambiental entre os cidadãos, incentivando a preservação do meio ambiente.

A Prefeitura Municipal de Boa Esperança reafirma seu compromisso com o meio ambiente e a qualidade de vida de seus cidadãos, continuando a desenvolver projetos e ações voltados para a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais.

Fique de olho nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Boa Esperança.

Comunicados, informações e/ou orientações oficiais serão divulgados somente através de nossas redes oficiais de comunicação.

Contato: (27) 99526-3575