Prefeitura de Boa Esperança promove formação para a Campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

24 de abril de 2024 às 00h00.

Na manhã desta quarta-feira, dia 24 de maio, a Prefeitura Municipal de Boa Esperança, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEASC), realizou uma importante formação voltada para a Campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento ocorreu das 08h às 10h, no Auditório da SEMED (Secretaria de Educação), reunindo profissionais e interessados na temática.

A formação teve como objetivo central promover a disseminação de informações pertinentes ao tema, visando a conscientização e a mobilização da comunidade em relação à proteção dos direitos das crianças e adolescentes. Ao longo do evento, foram abordados diversos aspectos fundamentais, dentre eles:

• Conceitos: Definições essenciais relacionadas ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes foram apresentadas, visando esclarecer e sensibilizar os participantes sobre o tema.

• Mitos x Verdades: Desmistificação de concepções errôneas que permeiam o tema, contribuindo para uma compreensão mais ampla e precisa da realidade.

• Estatísticas: Apresentação de dados estatísticos relevantes, que evidenciam a magnitude do problema e a necessidade de ações efetivas para sua prevenção e enfrentamento.

• Perfil da Vítima e do Agressor: Análise dos perfis das vítimas e dos agressores, com o intuito de identificar possíveis padrões e subsidiar estratégias de intervenção.

• Legislação Aplicada a Casos Concretos: Abordagem sobre a legislação vigente relacionada aos casos de abuso e exploração sexual, destacando os direitos das vítimas e as medidas de proteção previstas em lei.

• Fluxos e Encaminhamentos: Orientações sobre os procedimentos a serem adotados em casos de suspeita ou constatação de abuso ou exploração sexual, bem como os encaminhamentos adequados para garantir o apoio e a proteção das vítimas.

• Sugestão de Materiais: Recomendações de materiais e recursos educativos para subsidiar ações de prevenção e sensibilização junto à comunidade.

A Secretaria Municipal de Assistência Social, representada por Joseane Ribeiro, expressou profunda gratidão a todos os participantes e colaboradores que contribuíram para o sucesso do evento. "Agradeço imensamente a presença de cada um de vocês nesta formação tão significativa. É através do compartilhamento de conhecimento e do engajamento coletivo que fortalecemos nossa luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Juntos, podemos construir um futuro mais seguro e justo para nossas crianças. Contamos com o apoio de toda a comunidade nessa importante missão", ressaltou Joseane Ribeiro.

A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Boa Esperança com a promoção do bem-estar e da proteção integral de crianças e adolescentes, reafirmando a importância do engajamento de todos na luta contra o abuso e exploração sexual infantojuvenil.

Por meio de ações como esta, a gestão municipal busca contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, onde os direitos das crianças e adolescentes sejam efetivamente garantidos e respeitados.

Fique de olho nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Boa Esperança.

Comunicados, informações e/ou orientações oficiais serão divulgados somente através de nossas redes oficiais de comunicação.

Assessoria de Imprensa e Comunicação:
Contato: (27) 99526-3575