Evento destacou o papel da capacitação profissional na promoção de uma educação mais acessível, humanizada e inclusiva

A Prefeitura de Boa Esperança, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Saúde, realizou nesta quarta-feira (24) o I Seminário Intersetorial sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), reunindo profissionais da rede municipal em um importante momento de formação, diálogo e fortalecimento das práticas inclusivas.
Com o tema “Compreender para Incluir, Acolher para Transformar”, o evento teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista e fortalecer a atuação dos profissionais que atuam diretamente no atendimento e acompanhamento de estudantes da rede pública municipal.
O seminário reuniu diretores, supervisores, secretários escolares, coordenadores, professores e cuidadores, reforçando a importância da formação continuada para a construção de uma educação cada vez mais inclusiva, acolhedora e preparada para atender às diferentes necessidades dos alunos.
A programação contou com palestras ministradas por especialistas da área. A psicóloga e neuropsicóloga Carolina Vasconcelos da Silva Telles, especialista em intervenção precoce no autismo, abordou aspectos relacionados ao desenvolvimento, identificação e acompanhamento de pessoas com TEA. Já a pedagoga Tânia Rodrigues Ferreira, com formação em neuropsicopedagogia e psicomotricidade, compartilhou conhecimentos voltados às estratégias educacionais e ao processo de inclusão no ambiente escolar.
Realizado no Centro Cultural Alceu Faria de Carvalho, o encontro evidenciou a importância da integração entre as áreas da Educação e da Saúde para garantir um atendimento mais qualificado, humanizado e eficiente às crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista.
A iniciativa integra as ações da administração municipal voltadas à valorização dos profissionais da rede pública e ao fortalecimento das políticas de inclusão. Além de ampliar o conhecimento técnico dos participantes, o seminário proporcionou um espaço de reflexão sobre práticas que favorecem o acolhimento, o respeito às diferenças e o desenvolvimento pleno dos estudantes.
Para a Prefeitura de Boa Esperança, investir na formação dos profissionais é fundamental para consolidar uma cultura de inclusão e assegurar que cada aluno tenha suas potencialidades reconhecidas, respeitadas e estimuladas.
O evento reafirma o compromisso do município com uma educação pública de qualidade, pautada na equidade, no respeito à diversidade e na promoção de oportunidades para todos.
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais
Segunda a Sexta-Feira de 07h00 às 11h00 e 12h30 às 16h30
(27) 3749-0001
Avenida Senador Eurico Rezende, 780 | Centro | Boa Esperança | 29845000 | ES | Brasil
Fala Cidadão: 27998256525