Prefeitura de Boa Esperança recupera estradas e constrói barragens coletivas

26 de junho de 2015 às 00h00.

A Prefeitura de Boa Esperança, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) está realizando a recuperação de estradas vicinais. O trabalho de conservação das estradas é constante e consiste no alinhamento das vias, melhoramento de trafegabilidade de transporte escolar, escoamento de produção agrícola e para deslocamento dos moradores das localidades.

Cascalhamento de estrada na região do Córrego Cachoerinha

Os serviços estão sendo executados desde o inicio do ano, com patrolamento, colocação de saibro, abertura de caixas secas, manutenção de bueiros, construção de pontes, além de  cascalhamento das ladeiras e reposição, compactação, abaulamento e condução de escoamento das águas pluviais, o mesmo aplicado em locais de extrema necessidade da malha viária.

A Seder é responsável, ainda, em realizar serviços de terraplanagem e demais serviços que necessitem de maquinário, mediante agendamento.

Nas estradas as máquinas só param em dias muito chuvosos, e, ou para manutenção mecânica.

No total, aproximadamente 9.432 quilômetros de estradas foram recuperados, beneficiando cerca de 524 propriedades rurais e realizados cerca de 20 quilômetros de cascalhamento de ladeiras.

O trabalho faz parte de Programa de Recuperação e Manutenção de Estradas, já realizado em outras localidades do município, sempre em atendimento às demandas de cada região e que incluem também serviços de terraplanagem para construção de terreiros de café, construção de casas e ramais de acesso às estradas vicinais.

Pequenos Reservatórios

A Prefeitura tem realizado também outros serviços de apoio ao homem do campo, como erradicação de lavouras improdutivas para renovação de culturas, construção de reservatórios para irrigação em locais de chapadas.

Barragem coletiva construída na região do Córrego Boa Vista

Barragens

Com o objetivo de amenizar os efeitos da estiagem no Município, do segundo semestre de 2014 a 2015 foram construidas 14 barragens para atendimento à 33 familias e ainda mais duas que estão em fase de execução. A meta da Secretaria é construir de mais 34 barragens que garantirá reserva de água para irrigação de 56 propriedades rurais.

“Estamos intensificando os serviços prestados aos nossos produtores rurais e fortalencendo a agricultura familiar, conservando bom estado das estradas, construindo pontes e barragens”, destaca o Prefeito Romualdo Milanese.

Construção de 61 mata-burros com estruturas metálicas

Os Mata-burros com estruturas de aço oferecem uma solução duradora e inteligente para pequenos vãos, proporciona mais economia, já que não há necessidade de manutenção periódica. Além destas vantagens, os mata-burros em aço anticorrosivo têm duração de 30 anos e suportam até 45 toneladas, a escolha é mais ecológica, pois não utiliza madeiras.

O projeto elaborado pela Seder será executado pela Prefeitura em parceria com Governo Federal, com recursos oriundos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) que incide sobre a importação e a comercialização de petróleo, gás natural e seus derivados, além do álcool etílico combustível e também do Auxílio financeiro para Fomento das Exportações (Fex).

No perímetro urbano, os caminhões vão e voltam para dar agilidade aos serviços de limpeza e transporte de entulhos que são utilizados como cascalho, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Transportes (Sedut). Para realização dos serviços em área urbanas e rurais, a Seder e a Sedut contam com patrulha mecanizada composta por quatro motoniveladoras, duas pás-carregadeiras, três caçambas, três escavadeira hidráulicas e três retroescavadeiras.