Cultivo de pimenta do reino cresce em Boa Esperança

04 de outubro de 2013 às 00h00.

Há três anos o município de Boa Esperança vem dando um salto na produção de pimenta do reino no Estado para ocupar atualmente a terceira posição em área plantada do Espírito Santo e quarta posição em produtividade. Esse avanço se deve ao preço do produto que tem sido um atrativo para o produtor e o baixo custo de produção que se agrega à vantagem de ser uma cultura bem adaptada às condições climáticas da região.

Segundo o secretário municipal de Agricultura de Desenvolvimento Rural, Doriédison Thomazini, o preço atual de mercado é R$ 13,00 o quilo da pimenta beneficiada e o custo de produção é R$ 3,10 o quilo, aproximadamente. “A lucratividade é alta, não é necessário irrigar muito. Estimamos que a posição que ocupamos hoje deve aumentar ainda mais em um ou dois anos, porque temos muitas áreas plantadas em fase de formação”, explicou.

Apesar do cenário positivo, os produtores ainda encontram muita carência de informações, principalmente relacionadas ao sistema produtivo e, por essa razão, a Prefeitura de Boa Esperança, em parceria com o Incaper, realizou o I Encontro dos Produtores de Pimenta do Reino, no dia 4 de outubro.

O evento reuniu mais de 200 produtores de Boa Esperança, São Mateus e Pinheiros, interessados em receber mais informações sobre o manejo e as pragas que costumam atacar a produção da pimenta preta. Doriédison Thomazini disse que a secretaria tem incentivado os produtores a usar a pimenta como mais uma fonte de renda, mas explicou que é preciso buscar conhecimento junto aos técnicos da secretaria e do Incaper para começar o cultivo.

“É preciso conhecimento para a implantação e o manejo da cultura, porque existem estratégias de cuidado com a muda para se obter sucesso na plantação. Além disso, é possível plantar consorciado a outras culturas”, explicou.

Ranking do cultivo de pimenta do reino

Área plantada

São Mateus