Prefeitos e secretários que compõem o Prodnorte debatem ações importantes na região

O Consórcio Público Prodnorte que é composto por 12 municípios das regiões nordeste e noroeste do Estado realizou nesta terça feira uma reunião para discutir assuntos comuns entre os municípios e dentre eles a implementação e operacionalização do Selo de Inspeção Municipal (SIM).

O presidente do Consórcio e prefeito de Pedro Canário destacou a importância de dividir em conjunto a operacionalização da inspeção municipal para que no futuro todos os produtos produzidos nos municípios possam ser comercializados em todo o estado, trazendo benefícios como geração de emprego e renda.

O objetivo do Serviço de Inspeção Municipal é garantir a saúde pública, a proteção do meio ambiente e a regularização das agroindústrias para a comercialização dentro do município, através da concessão do registro e da inspeção sanitária dos produtos de origem animal.

Para que isso aconteça os municípios devem criar o Serviço de Inspeção Municipal. A restrição territorial para a circulação e comércio dos produtos fiscalizados pelo SIM é o principal ponto que limita a ampliação dos seus benefícios.

Neste sentido, reconhecida a importância da implantação do SIM nos municípios que compõe o Consórcio Público Prodnorte, a conquista da equivalência do serviço de inspeção é de extrema importância para a região, tendo em vista que ao adquiri esta equivalência, os produtos inspecionados pelos municípios poderão ser comercializados em todo o estado.

Data de Publicação: terça-feira, 30 de julho de 2019