Emoção marca primeira festa de formatura do Proerd em Boa Esperança

16 de dezembro de 2013 às 00h00.

Policiais instrutores foram às lágrimas com as homenagens recebidas dos alunos e dançaram o jingle da campanha. Durante um semestre estudantes receberam orientações sobre como dizer não às drogas

Alegria, emoção e muita festa. Assim foi marcada a formatura dos 335 alunos de 5ª e 7ª séries das escolas de ensino fundamental de Boa Esperança no Programa de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar, na quadra da Escola Izaura de Almeida Silva, sexta-feira (13/12).

Vários foram os momentos em que as crianças, que passaram por um curso para saber dizer não às drogas durante um semestre, levaram as pessoas presentes na solenidade às lágrimas, inclusive o prefeito Romualdo Milanese.

Três redações, entre as tantas que os alunos fizeram durante o semestre, foram lidas e todas tinham uma homenagem singela a cada um dos instrutores: subtenente José Marcos Pereira, e os sargentos Onilton Cosme Pereira e Jussara Bragança Rodrigues.

“Nunca vou esquecer os ensinamentos do senhor subtenente Marcos”, destacou Sara Cremasco, aluna da 5ª série da Escola Bela Vista.

“Queria que o Proerd fosse para o resto de nossas vidas”, reclamou em tom de nostalgia Juliana Alves de Oliveira, aluna da 5ª série da Escola Izaura de Almeida Silva.

Comandante do Destacamento de Polícia Militar (DPM) de Boa Esperança, subtenente Marcos chorou diversas vezes durante a cerimônia do projeto que batalhou para trazer para a cidade e agradeceu ao prefeito Romualdo Milanese.

“Quero te cumprimentar, prefeito, porque o senhor não mediu esforços para colocar o projeto em prática. Desde que apresentei a ideia quando cheguei ao município, a equipe da educação esteve em parceria com a polícia, as diretoras abriram as portas das escolas e as professoras ajudaram em todo o processo pedagógico. A vocês, crianças, só tenho a agradecer o coração aberto para receber os ensinos e a vontade de dizer não às drogas”, disse.

A professora da Escola Estadual Antonio dos Santos Neves, Ivonete Barriere Bortoline, contou o caso de um de seus alunos que soube dizer não ao receber o convite de um colega para consumir uma pedra de crack.

“Ele me disse: professora, o colega me ofereceu uma pedra para experimentar e eu me lembrei do meu instrutor Onilton falando que a gente tem que saber não cerder às pressões. Então, policiais, tenham a certeza que o trabalho de vocês valeu a pena e queremos mais turmas nos próximos anos”.

Quanto a isso, comandante Marcos e o prefeito Romualdo Milanese afirmaram que em 2014 o Proerd terá turmas nos dois semestres e com ampliação para ainda mais escolas.

“Estou muito feliz com tudo que estou vendo aqui. Já me emocionei diversas vezes, porque tudo o que eu, os policiais, seus professores e, principalmente, seus pais desejam é ver vocês dizendo não às drogas e tendo um excelente futuro pela frente. No que depender de mim, teremos o programa nos dois semestres tranquilamente”, considerou o prefeito.

Ao final, policiais, alunos, prefeito, diretores das escolas e pais dançaram ao som do jingle da campanha, acompanhando o vídeo do mascote Dare. Os proerdianos ainda receberam lembrancinhas preparadas pela Prefeitura de Boa Esperança, através da Secretaria de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer.