Rede Municipal de Boa Esperança não retorna mais às aulas presenciais neste ano

O Município de Boa Esperança, através da Secretaria Municipal de Educação e o Conselho Municipal de Educação, entende não ser prudente a volta dos estudantes às Unidades de Ensino, por isso decidiram pelo não retorno às aulas presenciais em 2020.

As escolas de Ensino Fundamental e Educação Infantil estão elaborando o Plano de Prevenção proposto na PORTARIA CONJUNTA SEDU/SESA nº 01-R, de 08 de agosto de 2020, mas boa parte dos materiais sugeridos no protocolo de retorno às aulas, ainda encontram-se em processo de licitação. Uma pesquisa realizada com as famílias no município, sobre possível retorno às aulas ainda este ano, apontou que 87,62% são contrários.

A decisão foi tomada após reunião da Secretaria Municipal de Educação, com o prefeito Municipal, em acordo com representantes das famílias; Secretaria Municipal de Saúde, Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Boa Esperança e Conselho Municipal de Educação, que emitiu o Parecer CME/BE Nº 03/2020, aprovado em 30 de setembro, votando pelo não retorno às aulas presenciais e que de acordo com o Novo Calendário Escolar, reformulado pela Secretaria, o encerramento ao Ano Letivo tem data prevista para o dia 22 de dezembro.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, os alunos da rede recebem Atividades Pedagógicas Não Presenciais-APNP’s, enviadas de forma virtual ou impressas, para aqueles sem acesso as mídias. A quantidade de carga horária mensal a ser trabalhada em cada Disciplina do Ensino Fundamental e em cada componente do Eixo Temático na Educação Infantil está alinhada às ações das Unidades de Ensino, sob o cuidado da equipe gestora e ao planejamento dos professores, garantindo que mesmo com as aulas à distância, seja cumprido o que estabelece a Organização Curricular e o direito do estudante seja preservado. A  Secretaria Municipal de Educação tem monitorado permanentemente este novo  formato de educação.

A decisão de não retornar as aulas presenciais no ano de 2020 foi definida de forma rigorosa e analisada por autoridades técnicas, garantindo, assim, a segurança sanitária de todos os profissionais de educação, alunos e familiares, sobretudo para que não haja risco de aumento exponencial nos contágios pelo Coronavírus.

Tags:
Boletim Coronavírus |

Data de Publicação: sexta-feira, 02 de outubro de 2020

Em virtude de decreto de estado de emergência em saúde sobre medidas de prevenção para evitar a disseminação do coronavírus, a Prefeitura e suas Secretarias passam a funcionar em novo horário

Segunda a sexta-feira: Das 07h00 às 13h00 (Sem Atendimento ao Público)