Vereador Sandrinho da Farmácia e Prefeita Fernanda Milanese comemoram o lançamento do Edital Aldir Blanc

As inscrições começaram hoje (10/11) e vão até sexta-feira (12/11).

10 de novembro de 2021 às 00h00.

A Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural surgiu com o objetivo de auxiliar trabalhadoras e trabalhadores da Cultura bem como espaços culturais brasileiros no período de isolamento social, ocasionado pela pandemia da covid-19, que acabou limitando os artistas e criadores de cultura com a proibição de shows e eventos devido ao distanciamento social. A legislação ficou conhecida como Lei Aldir Blanc, em homenagem ao compositor e escritor que morreu em maio de 2020, vítima do coronavírus.

O edital foi publicado na semana passada e as inscrições já estão sendo recebidas a partir de hoje. Todas as regras, prazos e cronograma podem ser conferidaos no Edital (Clique Aqui).

O Vereador Sanderson foi comemorar pessoalmente no Gabinete da prefeitura a conquista para os artistas esperancenses.

"É uma alegria imensa poder dividir essa conquista com os esperancenses. Saber que nossos artistas terão a oportunidade de serem reparados, mesmo que minimamente, em suas perdas financeiras durante a pandemia, me dá a sensação de estar fazendo jus à confiança que foi depositada em mim!" - comemorou o vereador.

Procurado pela GECOM-PMBE,  o secretário de Cultura, esporte, lazer e turismo, Wagney Câmara, explicou alguns dos termos do edital.

Em homenagem ao Saudoso Reginaldo de Almeida Aguiar, que foi Secretário de Obras neste município e umas das vítimas fatais do COVID-19, nomear o prêmio voltados à Artes Plásticas e Artesanato como “PRÊMIO REGINALDO DE ALMEIDA AGUIAR”. O valor total destinado aos projetos de Artes Plásticas e Artesanato será de R$ 21.000,00 (Vinte e um mil reais).
Serão selecionados 05 projetos de até R$ 4.000,00 (quatro mil reais) cada projeto, para exposições coletivas de peças já existentes do artista.
Será selecionado 01 projeto de até R$ 1.000,00 (Hum mil reais), para a exposição das artes digitais através de monitores e ou televisores com 40 polegadas ou mais fornecidos e expostos sob responsabilidade do proponente.

Em homenagem ao Saudoso Ramos de Oliveira Aguiar, que foi o primeiro prefeito de Boa Esperança – ES, (1967-1971), nomear o “PRÊMIO RAMOS DE OLIVEIRA AGUIAR”. O valor total destinado a projetos audiovisuais será de R$ 4.000,00 (quatro mil reais). Serão selecionados 02 projetos de até R$ 2.000,00 (dois mil reais), para produção de clipe audiovisual.

Em homenagem ao Saudoso Emerson da Rocha Verly, que foi o terceiro prefeito de Boa Esperança – ES, (1973-1976), nomear o “PRÊMIO EMERSON DA ROCHA VERLY”.O valor total destinado a projetos de Livro e Leitura será de R$ 2.000,00 (dois mil reais). Será selecionado 01 projeto de livro e Leitura de até R$ 2.000,00 (Dois mil reais).

Em homenagem ao Saudoso Amaro Covre, que foi prefeito deste município por cinco mandatos, nomear o  “PRÊMIO AMARO COVRE”. O valor total destinado a projetos de Música será de R$ 57.000,00 (Cinquenta e sete mil reais). Serão selecionados 10 projetos de até 5700,00 (Cinco mil e setecentos reais), cada projeto, para apresentação de lives.

Em homenagem ao Saudoso Ailton dos Anjos (Era popularmente chamado de “Seu Fio”), que era negro, funcionário da Prefeitura neste município e muito querido por todos. Nomear o “PRÊMIO AILTON DOS ANJOS”. O valor total destinado a projetos de Cultura Afrodescendente será de R$ 4.000,00 (Quatro mil reais). Será selecionado 01 projeto de até 4.000,00 (Quatro mil reais), para apresentação de lives.

O secretário ainda enalteceu os esforços de toda sua equipe, bem como da prefeita Fernanda Milanese em recuperar o recurso que havia sido perdido no ano passado e que agora poderá ajudar aos artistas esperancenses. - "É uma oportunidade única que estamos tendo de poder auxiliar estas classes que sofreram tanto nesta pandemia e também, promover e fomentar cultura de qualidade em nosso município." - comemorou o secretário.

A Prefeita, Fernanda Milanese, ressaltou que uma importante deste processo não poderia ser deixada de fora dos agradecimentos. - "Toda essa luta começou nas mãos do ex-secretário de Cultura,  "Silverinha". Se ele não tivesse dado os primeiros passos na busca deste recurso, nada seria possível. Sou muito grata pelo empenho dele em favor dos artistas, da cultura e dos esperancenses." - Enfatizou a prefeita.

As inscrições começaram hoje, e devem ser feitas presencialmente na SECULT do município, no ginásio Edinaldo Barros até sexta-feira, 12 de novembro de 2021.

ARQUIVOS PARA DOWNLOAD:

ANEXO I - FICHA DE INSCRIÇÃO